Autora: Ana Carolina
obs: Professor, a Ana ainda não está conseguindo postar, então postei o trabalho dela através do meu login.
Contatamos três instituições:Missão Belém(casas que abrigam homens/crianças de rua desamparadas),Lar Criança Ninho de Paz(casas que abrigam crianças carentes portadoras de paralisia cerebral profunda) e o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).
A instituição abriga crianças com paralisia cerebral grave. Os internos tem faixa etária entre 3 e 32 anos e atualmente existem 20 crianças abrigadas.
Igualmente às outras intituições, ligamos para lá em busca de algumas informações:
Perguntamos sobre os cuidados que eles tem com as crianças e a resposta foi:
"São 20 crianças, a maioria sem família, que precisam de cuidados 24h para garantir uma qualidade de vida melhor "
Eles revelaram também que a maioria das crianças lá abrigadas foram abandonadas no local por suas famílias:
"No começo as crianças eram deixadas aqui na casa. Muitos dos pais deixaram as crianças aqui e nunca mais voltaram.
Hoje em dia só podemos ter até 20 crianças. Para elas chegarem até agente é necessário uma autorização do fórum, conselho tutelar, etc... "
Algumas crianças até são visitadas por suas famílias porém a grande maioria foi abandonada.Podemos ver claramente que o trabalho de cuidar dessas crianças carentes necessita de muita dedicação e cuidados.Entre os valores que eles promovem estão o amor, a alegria e principalmente a felicidade.
A Missão Belém é uma fundação que tem como objetivo principal acolher e retirar moradores de rua.Durante uma pequena conversa por telefone, em que perguntamos o que na verdade eles fazem, um dos missionários voluntários nos contou um pouco sobre essa entidade:
"Nosso carisma específico é com o povo de rua, e nós temos casas de acolhida para essas pessoas."
A Missão Belém começou no dia 01/10/2005 com pouquíssimas pessoas e hoje em dia conta com 70 casas de acolhida espalhadas em 13 Dioceses.
"Começou com um padre da aliança de misericórdia que decidiu fundar outra comunidade que cuidasse dos pobres de rua"
Geralmente,os moradores adultos de maior idade,tornam-se moradores de rua por motivos como perda de emprego,depressão por algum motivo,briga com a família,etc.Eles ficam em casas de acolhimento separadas das casas das crianças,que entram nesse meio,na maioria das vezes,por vício.
"Durante as nossas missões de rua, uma equipe se dedica totalmente aos meninos de rua,tentando cativá-los e convence-los a deixar a cola para tentar uma vida nova". Trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém.
Os missionários da Missão Belém respeitam uma espécie de filosofia que diz que eles devem viver para os pobres,com os pobres e como os pobres.Mas o que quer dizer isso?
Eles devem se entregar a missão de ajudar o morador de rua, sendo assim, necessitam conquistar a confiança dele, vivendo um tempo na rua nas mesmas condições em que o irmão vive."Permanecemos com eles (moradores de rua) na rua para que eles saiam da rua" disse a missionária por telefone.
Tendo cumprido essa três etapas, os voluntários levam essas pessoas para as casas de acolhida, onde elas moram e são apresentadas a vida religiosa.
Por ultimo a pessoa decide se prefere voltar a morar nas casas de suas famílias,virar um missionário da Missão Belém ou fazer as duas coisas paralelamente.Poucas pessoas voltam para trás e retornam às ruas (cerca de 3%)
Muitos dos voluntários hoje são ex-moradores de rua que quiseram dar continuidade a missão seguindo um pensamento muito interessante:enquanto houver um pobre mais pobre que nós, a missão nunca acabará.
Leia o trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém:
"É o milagre da evangelização do povo de rua: mais de 200 ex 'pinguços', 'nóias', 'prostitutas', 'presidiários', 'traficantes', 'assassinos', saídos do inferno e convertidos em Discípulos-Missionários de Cristo, sustentam as casas de acolhida"
Toda essa preocupação da Missão Belém de fazer o bem e retirar as pessoas que por algum motivo vivem nas ruas mostra claramente todos os valores escolhidos por nosso grupo.Todavia, ao perguntarmos quais valores eles transmitem, a resposta foi clara e objetiva:
"O amor!"
...
A mulher passou dançando
Numa espécie de canção
Vinda de uma caixinha
Que parecia oração
Era uma linda moça
Com um grande coração
O mais belo nas pessoas
Não é o que elas têm
Pois os bens materiais
Nunca são nada do bem
São tão más quanto maridos
Das bruxas lá de Salém
Da fé nada se entende
Da fé não se entende nada
Se não é tudo igual
A pessoa está errada
E se a fé é muita
Por ela morre atropelada
O dinheiro é para o rico
E para o pobre também
Você é o que veste
E também o que tem
O homem enche o bolso
E a mulher anda bem
É a fé no compra compra
É a fé no ganha ganha
Todos tem a ganância
Nem que custe uma façanha
O pobre é quem sofre
E com o dinheiro se assanha
Não devemos pensar assim
A vida deve ser valorizada
Seja do rico ou classe média
Ou daquela própria coitada
Por isso devemos cantar
Para subirmos na escada
Na trama, seguidores desta antiga - e até extinta - sociedade voltam e tentam vingar-se da igreja usando dos mesmos métodos que a mesma usou contra eles no passado, a violência, e portanto, roubam da CERN uma amostra de Anti-Matéria - que possui uma força destrutiva imensa - para explodir o Vaticano e sequestram 4 preferidos a se tornarem papas, executando cada um publicamente (do mesmo modo que a igreja executava os Illuminati na época).
Langdon conta que Galileu era contra este método para conseguir o que se queria. No final, os personagens conseguem salvar o Vaticano e o novo Papa a ser nomeado recebe o nome de Lucas, nome antes nunca usado por ter vínculos com a ciência.
Como O Código da Vinci , do mesmo autor, Anjos e Demônios também ganhou uma adaptação cinematografica. Segue-se a seguir, o trailer do filme:
Opiniões dos Lhamas:
Acreditamos que há sim uma forma de conciliar ciência e religião pois ambas tentam explicar a mesma coisa, porém de formas diferentes. "Um completa o outro" como diz nossa Lhama Ana Carolina.
Tanto nas explicações da ciência como nas da religião, a origem do mundo, fenômenos que ocorrem na natureza, a origem do homem e dos animais... possuem uma brecha que deixa claro ou apenas põe em dúvida que as duas, de alguma forma, encontraram jeitos diferentes de explicarem a mesma coisa.
Referências Bibliográficas:
BROWN, Dan. Anjos e Demônios. Newlands, Maria Luiza. Sextante. Ficção. 2004
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb1008
http://www.contraditorium.com/2009/05/08/resenha-anjos-e-demonios/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angels_&_Demons
http://www.lendo.org/anjos-e-demonios/