quarta-feira, 17 de novembro de 2010

'Caminho para a luz' - Pastel sobre papel


Autora: Ana Carolina

obs: Professor, a Ana ainda não está conseguindo postar, então postei o trabalho dela através do meu login.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

'A Visita da luz' - Caneta esferográfica sobre papel

Autor: Felipe Torres
O quadro retrata a visita divina de um anjo a uma mulher que perseguida pelo mal estava. Ao enxergar o anjo a mulher, nervosa com tal fenômeno, passa a contemplar a figura que gira juntamente com o vento enquanto todo o mal é afastado.

domingo, 14 de novembro de 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Projeto: Instituições que promovem valores

O projeto de classe consistia em selecionar alguns valores em comum do grupo e depois procurar e contatar iniciativas(instituições,ONGs,etc.)que transmitam tais valores.
Os valores escolhidos foram:

  • Iniciativa
  • Persistência
  • Paciência
  • Bondade
  • Fraternidade
  • Aceitação

Contatamos três instituições:Missão Belém(casas que abrigam homens/crianças de rua desamparadas),Lar Criança Ninho de Paz(casas que abrigam crianças carentes portadoras de paralisia cerebral profunda) e o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Instituição:Lar da Criança Ninho de Paz


O Lar da Criança Ninho de Paz é uma instituição particular sem ajuda de orgãos públicos. É mantida através de ajudas da comunidade, das igrejas, de voluntarios, etc. Para arrecadar dinheiro também realizam bazares e outras atividades semestrais.

A instituição abriga crianças com paralisia cerebral grave. Os internos tem faixa etária entre 3 e 32 anos e atualmente existem 20 crianças abrigadas.
Igualmente às outras intituições, ligamos para lá em busca de algumas informações:
Perguntamos sobre os cuidados que eles tem com as crianças e a resposta foi:

"São 20 crianças, a maioria sem família, que precisam de cuidados 24h para garantir uma qualidade de vida melhor "

Eles revelaram também que a maioria das crianças lá abrigadas foram abandonadas no local por suas famílias:

"No começo as crianças eram deixadas aqui na casa. Muitos dos pais deixaram as crianças aqui e nunca mais voltaram.

Hoje em dia só podemos ter até 20 crianças. Para elas chegarem até agente é necessário uma autorização do fórum, conselho tutelar, etc... "

Algumas crianças até são visitadas por suas famílias porém a grande maioria foi abandonada.Podemos ver claramente que o trabalho de cuidar dessas crianças carentes necessita de muita dedicação e cuidados.Entre os valores que eles promovem estão o amor, a alegria e principalmente a felicidade.

Instituição:IBCC

O IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) é a famosa instituição que cuida de pacientes com o câncer.É conhecido pela campanha contra o Câncer de Mama,divulgada na mídia através da imagem ao lado.
Ligamos para o Departamento de Doações do IBCC e fizemos uma pequena entrevista com Lucineide,que nos ofereceu algumas informações sobre a instituição.

“O IBCC trata de pessoas com câncer, todos os tipos de câncer, e atendemos pacientes com idade a partir de 12 anos”. Respondeu-nos Lucineide ao perguntarmos o que na verdade é o IBCC.

O hospital é filantrópico, dependendo apenas da ajuda e doações das pessoas.

“Temos uma demanda de pacientes que vem do SUF (sistema único de saúde) e a outra demanda são pacientes particulares ou com convênios médicos”.

Lucineide afirmou que o IBCC tem uma forte relação com seus pacientes ao dizer:

“O IBCC trata os pacientes como se fossem da própria família”.

Embora fique clara a presença de todos os valores escolhidos por nosso grupo, Lucineide ressaltou − ao perguntarmos quais valores a instituição transmite – dois valores: Bondade e carinho.

O IBCC tem muitos recursos tecnológicos para dar uma assistência de qualidade a seus pacientes.Recentemente foram inaugurados o Centro Cirúrgico,a Central de Material Esterilizado,com o que há de mais moderno e eficaz para garantir a esterilização de materiais utilizados em cirurgias e tratamentos de paciente internados e o Sistema de Diagnostico PET-CT que permite a detecção precoce do câncer facilitando o planejamento do tratamento e reduzindo o numero de procedimentos invasivos.O IBCC também tem o Centro de Estudos que é responsável por várias teses,estudos e pesquisas feitas sobre a doença,prevenções,diagnóstico e tratamento.Todo ano é visitado por profissionais da saúde do Brasil inteiro e do exterior.

A campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” completa esse ano, 15 anos.Durante esse período arrecadou R$ 57.5 milhões, para a ampliação e equipamento do hospital,com as vendas de 15 milhões de produtos como blusas,títulos de capitalização,louças,agendas,etc.

Para mais informações acesse o site abaixo:

http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm

Instituição:Missão Belém

A Missão Belém é uma fundação que tem como objetivo principal acolher e retirar moradores de rua.Durante uma pequena conversa por telefone, em que perguntamos o que na verdade eles fazem, um dos missionários voluntários nos contou um pouco sobre essa entidade:

"Nosso carisma específico é com o povo de rua, e nós temos casas de acolhida para essas pessoas."

A Missão Belém começou no dia 01/10/2005 com pouquíssimas pessoas e hoje em dia conta com 70 casas de acolhida espalhadas em 13 Dioceses.

"Começou com um padre da aliança de misericórdia que decidiu fundar outra comunidade que cuidasse dos pobres de rua"

Geralmente,os moradores adultos de maior idade,tornam-se moradores de rua por motivos como perda de emprego,depressão por algum motivo,briga com a família,etc.Eles ficam em casas de acolhimento separadas das casas das crianças,que entram nesse meio,na maioria das vezes,por vício.

"Durante as nossas missões de rua, uma equipe se dedica totalmente aos meninos de rua,tentando cativá-los e convence-los a deixar a cola para tentar uma vida nova". Trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém.

Os missionários da Missão Belém respeitam uma espécie de filosofia que diz que eles devem viver para os pobres,com os pobres e como os pobres.Mas o que quer dizer isso?

Eles devem se entregar a missão de ajudar o morador de rua, sendo assim, necessitam conquistar a confiança dele, vivendo um tempo na rua nas mesmas condições em que o irmão vive."Permanecemos com eles (moradores de rua) na rua para que eles saiam da rua" disse a missionária por telefone.

Tendo cumprido essa três etapas, os voluntários levam essas pessoas para as casas de acolhida, onde elas moram e são apresentadas a vida religiosa.

Por ultimo a pessoa decide se prefere voltar a morar nas casas de suas famílias,virar um missionário da Missão Belém ou fazer as duas coisas paralelamente.Poucas pessoas voltam para trás e retornam às ruas (cerca de 3%)

Muitos dos voluntários hoje são ex-moradores de rua que quiseram dar continuidade a missão seguindo um pensamento muito interessante:enquanto houver um pobre mais pobre que nós, a missão nunca acabará.

Leia o trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém:

"É o milagre da evangelização do povo de rua: mais de 200 ex 'pinguços', 'nóias', 'prostitutas', 'presidiários', 'traficantes', 'assassinos', saídos do inferno e convertidos em Discípulos-Missionários de Cristo, sustentam as casas de acolhida"

Toda essa preocupação da Missão Belém de fazer o bem e retirar as pessoas que por algum motivo vivem nas ruas mostra claramente todos os valores escolhidos por nosso grupo.Todavia, ao perguntarmos quais valores eles transmitem, a resposta foi clara e objetiva:

"O amor!"

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A importância da fé no século XXI


A fé ao longo do tempo sofreu modificações.Como por exemplo, na Idade Média a religião era seguida "à risca" e fervorosamente, quase como obrigação. Hoje a fé é interpretada diferentemente por cada pessoa, cada um tem uma forma de crer em Deus.
Mesmo com alguns preconceitos, hoje é presente uma liberdade religiosa. Para cada um a religião é interpretada de um modo.As pessoas interagem com a fé de um modo pessoal e intimo.Porém as crenças religiosas ás vezes entram em conflito com o conhecimento da ciência.
A imagem de que a ciência é contra a religião é muito presente atualmente.Porém se revermos os contextos de cada uma, veremos que não é bem assim. A ciência tenta explicar as coisas de modo mais completo fazendo experiencias e comprovações, considera também o que não é do conhecimento humano algo a ser pesquisado, mas não insinua a religião errada.Já a religião considera o que não é do conhecimento humano algo de origem sobrenatural, que é inexplicável.
Segundo o escritor Marcelo Gleiser, a conciliação entre ciência e religião só ocorrerá quando ficar claro o papel social de cada uma.Pois uma faz parte do lado racional do homem e o outro do espiritual.

A importância da fé no séc. XXI


Em um século marcado por intensas transformações e desenvolvimento é dificil acreditar que a fé ainda exerça alguma importância - levando em consideração as grandes desavenças entre ciência e religião e como a primeira vem centrando cada vez mais a sociedade -, porém, como desde as épocas mais remotas de que se tem registro, a crença em uma força sobrenatural criadora (Deus ou deuses e entidades) se torna cada vez mais presente; Mesmo na era da tecnologia.
O papel da fé, e sempre foi, puramente espiritual. Acreditar no divino muitas vezes é uma opção para fugir da realidade atordoada na qual vivemos. A fé permite que uma pessoa alcance aquilo que ela acredita, sendo esses os papéis da religião.
Tendo influências politicas, ideológicas, a fé também possui uma grande qualidade social - pois as pessoas, muitas de lugares diferentes, reunem-se em templois religiosos para proclamar a fé - e preenche as lacunas deixadas pela ciência para a explicaçãoi do universo.
Depois do trabalho, da escola, da correria do dia-a-dia, grande parte da sociedade busca paz de espírito com sua entidade através da fé. Buscar respostas para problemas pessoais, fazer pedidos e livrar-se e purificar-se de todas as ações ruins, não são difíceis de se encontrar hoje em dia.
A fé possui grande importância na era em que vivemos - até os que dizem não acreditar em nada, têm fé em que não acrditam em nada -, e faz parte da excência do ser humano.
Sendo para alcançar paz, respostas, realização de desejos. a fé continua a cumprir seu papel, mesmo no século dos problemas, o século XXI.

domingo, 20 de junho de 2010

O valor do Ser Humano

Nomes: Felipe Torres N°8, Mariana Rabaça N°19, Ana Carolina N°26
Perguntas:

1)Os objetivos específicos:
* Livre Arbítrio
* Visão da sociedade
* Liberdade de expressão
* Culto ao corpo

2)A sociedade para mostrar, para mostrar a visão errada que temos sobre a livre escolha do ser humano.

3) A sociedade atual valoriza demais o fisico, porém o que deveria ser valorizado inclui: valores, caráter e conhecimento.

4) Atualmente é valorizado além do fisico, os bens materiais, porém como na resposta anterior, outros aspectos deveriam ser valorizados.

5) Ambos cultivam de formas diferentes. Atualmente existe liberdade religiosa.

6) Beleza - Aspecto fisico que define a estética da pessoa.
Valores - Conjunto de atitudes, caráter e honestidade, que são adquiridos na vida.
Caráter - Agir de forma honesta, com boa intenção e sinceridade.
Conhecimento - Aquilo que se adquire através de vivência, pessoas, estudos, etc.

7) A beleza foi colocada por ser muito valorizada no mundo contemporâneo; Os valores, por serem as coisas mais importantes que uma pessoa pode conseguir; O caráter, porque é o que define uma pessoa; E o conhecimento auxilia na escolhas da vida.

8) Virtudes,personalidade, convicção e moralidade.

----------------------------------------------------------------------------


O Valor do Ser Humano - Literatura de Cordel



...


A mulher passou dançando
Numa espécie de canção
Vinda de uma caixinha
Que parecia oração
Era uma linda moça
Com um grande coração

O mais belo nas pessoas
Não é o que elas têm
Pois os bens materiais
Nunca são nada do bem
São tão más quanto maridos
Das bruxas lá de Salém

Da fé nada se entende
Da fé não se entende nada
Se não é tudo igual
A pessoa está errada
E se a fé é muita
Por ela morre atropelada

O dinheiro é para o rico
E para o pobre também
Você é o que veste
E também o que tem
O homem enche o bolso
E a mulher anda bem

É a fé no compra compra
É a fé no ganha ganha
Todos tem a ganância
Nem que custe uma façanha
O pobre é quem sofre
E com o dinheiro se assanha

Não devemos pensar assim
A vida deve ser valorizada
Seja do rico ou classe média
Ou daquela própria coitada
Por isso devemos cantar
Para subirmos na escada

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ciência X Religião : É possível uma conciliação? - Anjos e Demônios



Atualmente existe uma rivalidade entre Ciência e Religião, pois a primeira explica a origem das coisas baseada em fatos concretos e provas encontradas, já a segunda diz que tudo o que conhecemos provém de ações divinas.
Nós, Lhamas deste blog, acreditamos numa conciliação entre as duas e, através da obra de Dan Brown, "Anjos e Demônios", tentaremos explorar e provar que isto é possível.
_______________
Leia este fragmento tirado do livro, pág 100, que mostra um diálogo entre os dois personagens principais - que não são cristãos todavia panteístas - sobre o assunto neste post abordado:

- "A Ciência me diz que Deus tem de existir. Minha mente me diz que nunca vou compreender Deus, e meu coração me diz que não fui feita para isso" - afirma Vittoria.
(...)
- "Então, acredita que Deus é fato, mas que nunca o compreenderemos"... - Langdon deu uma risadinha.
(...)
Nesse fragmento é possivel notar que as personagens põe em discussão o assunto "ciência X religião".
__//__
A obra faz referência a uma sociedade secreta - Os Illuminati, que significa "Os iluminados" - que, a partir de aproximadamente 1500 combateu a igreja em nome da ciência e foi oprimida violentamente pela mesma. Porém um curioso diálogo da pág 40 entre o protagonista da narrativa, Robert Langdon, e Kohler mostra que Galileu Galilei fora Illuminati e também um católico pacifista, fiel e praticante que tentava conciliar ciência e religião. De acordo com Galileu, a igreja deveria ter uma visão de mundo mais aberta.

Na trama, seguidores desta antiga - e até extinta - sociedade voltam e tentam vingar-se da igreja usando dos mesmos métodos que a mesma usou contra eles no passado, a violência, e portanto, roubam da CERN uma amostra de Anti-Matéria - que possui uma força destrutiva imensa - para explodir o Vaticano e sequestram 4 preferidos a se tornarem papas, executando cada um publicamente (do mesmo modo que a igreja executava os Illuminati na época).
Langdon conta que Galileu era contra este método para conseguir o que se queria. No final, os personagens conseguem salvar o Vaticano e o novo Papa a ser nomeado recebe o nome de Lucas, nome antes nunca usado por ter vínculos com a ciência.

Como O Código da Vinci , do mesmo autor, Anjos e Demônios também ganhou uma adaptação cinematografica. Segue-se a seguir, o trailer do filme:



Opiniões dos Lhamas:
Acreditamos que há sim uma forma de conciliar ciência e religião pois ambas tentam explicar a mesma coisa, porém de formas diferentes. "Um completa o outro" como diz nossa Lhama Ana Carolina.

Tanto nas explicações da ciência como nas da religião, a origem do mundo, fenômenos que ocorrem na natureza, a origem do homem e dos animais... possuem uma brecha que deixa claro ou apenas põe em dúvida que as duas, de alguma forma, encontraram jeitos diferentes de explicarem a mesma coisa.

Referências Bibliográficas:

BROWN, Dan. Anjos e Demônios. Newlands, Maria Luiza. Sextante. Ficção. 2004

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb1008

http://www.contraditorium.com/2009/05/08/resenha-anjos-e-demonios/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Angels_&_Demons

http://www.lendo.org/anjos-e-demonios/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Esperança:relevância e fragilidade em uma mesma essência I

A esperança, quando dizemos essa palavra logo pensamos naquela coisa espiritual que é tão importante na nossa vida. Mas nos esquecemos de um inseto, verdinho, que também recebe este nome.
Por mais distintos que sejam os significados eles tem uma coisa em comum. Eles são delicados e frágeis.A esperança (espiritual) pode acabar em certas situações, é algo complexo pois para cada pessoa a esperança é de um jeito.O inseto esperança tembém é frágil com sua leve e delicada estrutura que mais parece uma folha. Um organismo fino que segundo uma crença popular trás sorte.
Ambas as esperanças podem ser destruidas,seja por uma aranha ou por uma decepção. Porem não entramos em acordo ao dizer que são as ultimas a morrerem apenas a esperança sentimental é a última a se acabar. Enquanto houver esperança ainda haverá vida, ela é o que faz não desistirmos de qualquer coisa. Ela é essencial para qualquer um, seja lá a interpretação que a pessoa tenha sobre isso. Por essa razão logo que dizemos a palavra esperança lembramos daquele sentimento que nos conforta.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista Virtual: Protestantismo

Lugar e papel das religiões no mundo contemporâneo





P: " Há um vazio no coração do homem, e esse vazio é o tamanho de Deus." Santo Agostinho.
Passamos por diversas pressões e dificuldades no mundo contemporâneo. Conseguimos nos sensibilizar pelas necessidades do outro levando em consideração que somos feitos na imagem e semelhança de Deus?


R: Somos feios na imagem e semelhança de Deus, logo devemos ser tratados dessa forma e devemos tratar o próximo igualmente. Precisamos de uma perspectiva que nos coloque no centro da visão de Deus a nosso respeito.


P: Qual a diferença claramente notada entre uma pessoa que possui religião e uma que não possui?


R: A esperança. Pois a religião é o espaço da esperança, tanto para o presente, quanto para o futuro.


Destino/ Livre Arbítrio



P: "Deus é contra tudo que escraviza..." Pastor Ricardo Gondim.
Temos a grandeza de decidir nosso futuro através de nossas escolhas. Por que muitas vezes nos vemos na necessidade da ajuda divina para decidir por nós?


R: Pois nos vemos constantemente em dúvidas sobre qual caminho seguir. Aceitamos que tudo ja foi escrito independente de nossa vontade, todavia não perdemos o "poder" de fazer escolhas.


P: Por que é incorreto dizer: " Deus traça nosso destino" ?


R: Não existe destino. Existe apenas Construção de História, pois Deus é amor, não um dominador.


Vida após a morte



P: Para onde vamos e o que acontece após a morte?


R: Segundo o protestantismo, voltamos para nosso criador: Deus. O principal alicerce do cristianismo é a ressurreição, acreditamos então que Deus nos chama de volta para a vida com Ele e o que vai acontecer depois que morrermos é consequência do que fizemos nessa vida.


Vaidade e Culto ao corpo



P: Qual é o equivoco da sociedade em vista da vaidade e culto ao corpo?


R: O erro da sociedade é querer modificar sua própria beleza, comprando-a e fazer dela sua razão de viver e prioridade na vida, tornando a beleza algo divino.



Liberdade de expressão



P: A arte muitas vezes mistura o Sagrado com o Profano, e mostra pensamentos e críticas que o homem possui. Jesus não era dogmático, ele não colocava as pessoas para servir as instituições. A luta pela liberdade de expressão, não é cristã, é humana. Uma arte muitas vezes possui um tema sagrado e é usada como liberdade de expressão, então por que nesse caso é errado afirmar que existe o Sagrado e o Profano?



R: Arte é uma forma de transceder o cotidiano, portanto nesse caso não existe o Sagrado e o Profano, apenas o Certo e Errado.



Felipe Torres da Silva N°8
Mariana Rabaça N°19

sábado, 6 de março de 2010

Estrada sem fim


Na estrada da vida
Andamos num caminho longo
Sem parar por nem um minuto
A vida não para

Nela é essencial ter um sentido
Liberdade é um ponto de vista
Nela podemos nos emocionar
Temos alegrias,vontades,saudades

A desigualdade pode surgir
Barreiras e solidão também
Mas tudo está em você
E na visão que tem da vida

O importante é ter força e paciencia
A vida pode ser um mistério do inicio ao fim
E quem sabe aparece uma companhia
Para trilhar esse caminho

Esperamos que no final
Tenhamos alcançado os objetivos
E na proximidade do fim
Só nos reste a sabedoria

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planejando o futuro

Mariana Rabaça Assumpção n°19

Mais um ano começa com muitas expectativas, metas a cumprir e pedidos, que geralmente são os mesmos,pois todas as pessoas desejam: saúde,paz,amor,dinheiro...além disso, também existem pedidos mais pessoais como: ser promovido,fazer alguma viagem, entre outros.Mas sendo pessoal ou não, não basta você desejar apenas,tem que haver pelo menos um pouco de força de vontade para que as coisas aconteçam e conquistarmos o que queremos.
Eu também tenho minhas metas e expectativas,porém elas não são apenas para 2010.Meus objetivos são voltados para a área profissional e financeira.Mas eu tenho que fazer minha parte nesse ano: ir bem nos estudos para conquistar o que eu quero e concluir mais rápido o percurso dessa meta.Meus planos são: fazer faculdade de arquitetura,trabalhar com design de interiores e arquitetura,sem falar que gosto muito de moda e gostaria também de estudar e trabalhar com isso.Gosto de áreas que envolvem criatividade.
Voltando aos objetivos gerais, o que as pessoas mais desejam, até mais que paz,amor,dinheiro,etc,é que o ano que vem vindo seja bem melhor que o que passou.Que o que aconteceu de bom continue acontecendo e o que aconteceu de ruim não volte a acontecer.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Que venha 2010!

Nome: Felipe Torres da Silva N°8
Antropologia Religiosa

2009, um ano de muitas coisas boas e ruins, acaba de passar. Um ano novo se aproxima. Novas expectativas, novas amizades, nova série, tudo é novo, inclusive nós. Todos sabem que não podemos prever como 2010 será. Entretanto podemos aproveitar e imaginar esse ano e o seu desenrolar.
" Oi, tudo bem?", " Qual é seu nome?", " Você mora aqui perto?"... Esses e muitos outros questionamentos fazemos ao conhecer uma pessoa. Quem sabe esse indivíduo torna-se um amigo no futuro? Não sabemos. Porém se isso ocorrer, obviamente, você terá que se identificar com o tal.
Além disso, ninguém gosta de arrumar amigos falsos, mentirosos, de má índole, etc. Então, esperemos que em 2010 exista humanos melhores para conseguirmos ter grandes amizades.
A união entre amigos é uma coisa linda, entre os familiares é melhor ainda! Em vista disso, devemos ter expectativas de que as relações entre parentes, em todas as famílias, seja melhor neste ano que chega.
Quando conhecemos melhor nossas famílias, passamos a nos conhecer também. Nada melhor que nos prepararmos - mentalmente, fisicamente e espiritualmente - para abrir 2010. Por esta razão, um de nossos principais desafios para esse ano é fazer de tudo para aprender sobre nós mesmos.
" AH NÃO! As aulas ja vão começar!" Pelo menos uma vez você ja pronunciou essa exclamação. Todavia se anime! 2010 chega trazendo consigo uma nova - e mais difícil - série. Devemos nos esforçar para tirar notas melhores e, certamente, aprender muito mais, porque a escola traz ensinamentos que levaremos para toda a vida.
2009 foi cheio de problemas: A gripe suína ( Influenza A(H1N1)), a confusão com a prova do ENEM, a morte do Rei do Pop, e muitos outros. Esta é a razão pára termos fé de que esse novo ano seja muito melhor que o seu anterior.

QUE VENHA 2010!