A Missão Belém é uma fundação que tem como objetivo principal acolher e retirar moradores de rua.Durante uma pequena conversa por telefone, em que perguntamos o que na verdade eles fazem, um dos missionários voluntários nos contou um pouco sobre essa entidade:
"Nosso carisma específico é com o povo de rua, e nós temos casas de acolhida para essas pessoas."
A Missão Belém começou no dia 01/10/2005 com pouquíssimas pessoas e hoje em dia conta com 70 casas de acolhida espalhadas em 13 Dioceses.
"Começou com um padre da aliança de misericórdia que decidiu fundar outra comunidade que cuidasse dos pobres de rua"
Geralmente,os moradores adultos de maior idade,tornam-se moradores de rua por motivos como perda de emprego,depressão por algum motivo,briga com a família,etc.Eles ficam em casas de acolhimento separadas das casas das crianças,que entram nesse meio,na maioria das vezes,por vício.
"Durante as nossas missões de rua, uma equipe se dedica totalmente aos meninos de rua,tentando cativá-los e convence-los a deixar a cola para tentar uma vida nova". Trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém.
Os missionários da Missão Belém respeitam uma espécie de filosofia que diz que eles devem viver para os pobres,com os pobres e como os pobres.Mas o que quer dizer isso?
Eles devem se entregar a missão de ajudar o morador de rua, sendo assim, necessitam conquistar a confiança dele, vivendo um tempo na rua nas mesmas condições em que o irmão vive."Permanecemos com eles (moradores de rua) na rua para que eles saiam da rua" disse a missionária por telefone.
Tendo cumprido essa três etapas, os voluntários levam essas pessoas para as casas de acolhida, onde elas moram e são apresentadas a vida religiosa.
Por ultimo a pessoa decide se prefere voltar a morar nas casas de suas famílias,virar um missionário da Missão Belém ou fazer as duas coisas paralelamente.Poucas pessoas voltam para trás e retornam às ruas (cerca de 3%)
Muitos dos voluntários hoje são ex-moradores de rua que quiseram dar continuidade a missão seguindo um pensamento muito interessante:enquanto houver um pobre mais pobre que nós, a missão nunca acabará.
Leia o trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém:
"É o milagre da evangelização do povo de rua: mais de 200 ex 'pinguços', 'nóias', 'prostitutas', 'presidiários', 'traficantes', 'assassinos', saídos do inferno e convertidos em Discípulos-Missionários de Cristo, sustentam as casas de acolhida"
Toda essa preocupação da Missão Belém de fazer o bem e retirar as pessoas que por algum motivo vivem nas ruas mostra claramente todos os valores escolhidos por nosso grupo.Todavia, ao perguntarmos quais valores eles transmitem, a resposta foi clara e objetiva:
"O amor!"
Pessoal, parabéns pela escolha das instituições e pelo empenho em contatá-los. O post ficou excelente.
ResponderExcluirNota 10,0
Maravilhoso!!!
ResponderExcluir