segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista Virtual: Protestantismo

Lugar e papel das religiões no mundo contemporâneo





P: " Há um vazio no coração do homem, e esse vazio é o tamanho de Deus." Santo Agostinho.
Passamos por diversas pressões e dificuldades no mundo contemporâneo. Conseguimos nos sensibilizar pelas necessidades do outro levando em consideração que somos feitos na imagem e semelhança de Deus?


R: Somos feios na imagem e semelhança de Deus, logo devemos ser tratados dessa forma e devemos tratar o próximo igualmente. Precisamos de uma perspectiva que nos coloque no centro da visão de Deus a nosso respeito.


P: Qual a diferença claramente notada entre uma pessoa que possui religião e uma que não possui?


R: A esperança. Pois a religião é o espaço da esperança, tanto para o presente, quanto para o futuro.


Destino/ Livre Arbítrio



P: "Deus é contra tudo que escraviza..." Pastor Ricardo Gondim.
Temos a grandeza de decidir nosso futuro através de nossas escolhas. Por que muitas vezes nos vemos na necessidade da ajuda divina para decidir por nós?


R: Pois nos vemos constantemente em dúvidas sobre qual caminho seguir. Aceitamos que tudo ja foi escrito independente de nossa vontade, todavia não perdemos o "poder" de fazer escolhas.


P: Por que é incorreto dizer: " Deus traça nosso destino" ?


R: Não existe destino. Existe apenas Construção de História, pois Deus é amor, não um dominador.


Vida após a morte



P: Para onde vamos e o que acontece após a morte?


R: Segundo o protestantismo, voltamos para nosso criador: Deus. O principal alicerce do cristianismo é a ressurreição, acreditamos então que Deus nos chama de volta para a vida com Ele e o que vai acontecer depois que morrermos é consequência do que fizemos nessa vida.


Vaidade e Culto ao corpo



P: Qual é o equivoco da sociedade em vista da vaidade e culto ao corpo?


R: O erro da sociedade é querer modificar sua própria beleza, comprando-a e fazer dela sua razão de viver e prioridade na vida, tornando a beleza algo divino.



Liberdade de expressão



P: A arte muitas vezes mistura o Sagrado com o Profano, e mostra pensamentos e críticas que o homem possui. Jesus não era dogmático, ele não colocava as pessoas para servir as instituições. A luta pela liberdade de expressão, não é cristã, é humana. Uma arte muitas vezes possui um tema sagrado e é usada como liberdade de expressão, então por que nesse caso é errado afirmar que existe o Sagrado e o Profano?



R: Arte é uma forma de transceder o cotidiano, portanto nesse caso não existe o Sagrado e o Profano, apenas o Certo e Errado.



Felipe Torres da Silva N°8
Mariana Rabaça N°19

Um comentário: