terça-feira, 11 de maio de 2010

Ciência X Religião : É possível uma conciliação? - Anjos e Demônios



Atualmente existe uma rivalidade entre Ciência e Religião, pois a primeira explica a origem das coisas baseada em fatos concretos e provas encontradas, já a segunda diz que tudo o que conhecemos provém de ações divinas.
Nós, Lhamas deste blog, acreditamos numa conciliação entre as duas e, através da obra de Dan Brown, "Anjos e Demônios", tentaremos explorar e provar que isto é possível.
_______________
Leia este fragmento tirado do livro, pág 100, que mostra um diálogo entre os dois personagens principais - que não são cristãos todavia panteístas - sobre o assunto neste post abordado:

- "A Ciência me diz que Deus tem de existir. Minha mente me diz que nunca vou compreender Deus, e meu coração me diz que não fui feita para isso" - afirma Vittoria.
(...)
- "Então, acredita que Deus é fato, mas que nunca o compreenderemos"... - Langdon deu uma risadinha.
(...)
Nesse fragmento é possivel notar que as personagens põe em discussão o assunto "ciência X religião".
__//__
A obra faz referência a uma sociedade secreta - Os Illuminati, que significa "Os iluminados" - que, a partir de aproximadamente 1500 combateu a igreja em nome da ciência e foi oprimida violentamente pela mesma. Porém um curioso diálogo da pág 40 entre o protagonista da narrativa, Robert Langdon, e Kohler mostra que Galileu Galilei fora Illuminati e também um católico pacifista, fiel e praticante que tentava conciliar ciência e religião. De acordo com Galileu, a igreja deveria ter uma visão de mundo mais aberta.

Na trama, seguidores desta antiga - e até extinta - sociedade voltam e tentam vingar-se da igreja usando dos mesmos métodos que a mesma usou contra eles no passado, a violência, e portanto, roubam da CERN uma amostra de Anti-Matéria - que possui uma força destrutiva imensa - para explodir o Vaticano e sequestram 4 preferidos a se tornarem papas, executando cada um publicamente (do mesmo modo que a igreja executava os Illuminati na época).
Langdon conta que Galileu era contra este método para conseguir o que se queria. No final, os personagens conseguem salvar o Vaticano e o novo Papa a ser nomeado recebe o nome de Lucas, nome antes nunca usado por ter vínculos com a ciência.

Como O Código da Vinci , do mesmo autor, Anjos e Demônios também ganhou uma adaptação cinematografica. Segue-se a seguir, o trailer do filme:



Opiniões dos Lhamas:
Acreditamos que há sim uma forma de conciliar ciência e religião pois ambas tentam explicar a mesma coisa, porém de formas diferentes. "Um completa o outro" como diz nossa Lhama Ana Carolina.

Tanto nas explicações da ciência como nas da religião, a origem do mundo, fenômenos que ocorrem na natureza, a origem do homem e dos animais... possuem uma brecha que deixa claro ou apenas põe em dúvida que as duas, de alguma forma, encontraram jeitos diferentes de explicarem a mesma coisa.

Referências Bibliográficas:

BROWN, Dan. Anjos e Demônios. Newlands, Maria Luiza. Sextante. Ficção. 2004

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb1008

http://www.contraditorium.com/2009/05/08/resenha-anjos-e-demonios/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Angels_&_Demons

http://www.lendo.org/anjos-e-demonios/

Um comentário:

  1. Ótima análise do filme!

    Fiquei muito satisfeito com a postagem de vcs!

    Nota 10.

    ResponderExcluir