domingo, 3 de outubro de 2010

Projeto: Instituições que promovem valores

O projeto de classe consistia em selecionar alguns valores em comum do grupo e depois procurar e contatar iniciativas(instituições,ONGs,etc.)que transmitam tais valores.
Os valores escolhidos foram:

  • Iniciativa
  • Persistência
  • Paciência
  • Bondade
  • Fraternidade
  • Aceitação

Contatamos três instituições:Missão Belém(casas que abrigam homens/crianças de rua desamparadas),Lar Criança Ninho de Paz(casas que abrigam crianças carentes portadoras de paralisia cerebral profunda) e o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Instituição:Lar da Criança Ninho de Paz


O Lar da Criança Ninho de Paz é uma instituição particular sem ajuda de orgãos públicos. É mantida através de ajudas da comunidade, das igrejas, de voluntarios, etc. Para arrecadar dinheiro também realizam bazares e outras atividades semestrais.

A instituição abriga crianças com paralisia cerebral grave. Os internos tem faixa etária entre 3 e 32 anos e atualmente existem 20 crianças abrigadas.
Igualmente às outras intituições, ligamos para lá em busca de algumas informações:
Perguntamos sobre os cuidados que eles tem com as crianças e a resposta foi:

"São 20 crianças, a maioria sem família, que precisam de cuidados 24h para garantir uma qualidade de vida melhor "

Eles revelaram também que a maioria das crianças lá abrigadas foram abandonadas no local por suas famílias:

"No começo as crianças eram deixadas aqui na casa. Muitos dos pais deixaram as crianças aqui e nunca mais voltaram.

Hoje em dia só podemos ter até 20 crianças. Para elas chegarem até agente é necessário uma autorização do fórum, conselho tutelar, etc... "

Algumas crianças até são visitadas por suas famílias porém a grande maioria foi abandonada.Podemos ver claramente que o trabalho de cuidar dessas crianças carentes necessita de muita dedicação e cuidados.Entre os valores que eles promovem estão o amor, a alegria e principalmente a felicidade.

Instituição:IBCC

O IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) é a famosa instituição que cuida de pacientes com o câncer.É conhecido pela campanha contra o Câncer de Mama,divulgada na mídia através da imagem ao lado.
Ligamos para o Departamento de Doações do IBCC e fizemos uma pequena entrevista com Lucineide,que nos ofereceu algumas informações sobre a instituição.

“O IBCC trata de pessoas com câncer, todos os tipos de câncer, e atendemos pacientes com idade a partir de 12 anos”. Respondeu-nos Lucineide ao perguntarmos o que na verdade é o IBCC.

O hospital é filantrópico, dependendo apenas da ajuda e doações das pessoas.

“Temos uma demanda de pacientes que vem do SUF (sistema único de saúde) e a outra demanda são pacientes particulares ou com convênios médicos”.

Lucineide afirmou que o IBCC tem uma forte relação com seus pacientes ao dizer:

“O IBCC trata os pacientes como se fossem da própria família”.

Embora fique clara a presença de todos os valores escolhidos por nosso grupo, Lucineide ressaltou − ao perguntarmos quais valores a instituição transmite – dois valores: Bondade e carinho.

O IBCC tem muitos recursos tecnológicos para dar uma assistência de qualidade a seus pacientes.Recentemente foram inaugurados o Centro Cirúrgico,a Central de Material Esterilizado,com o que há de mais moderno e eficaz para garantir a esterilização de materiais utilizados em cirurgias e tratamentos de paciente internados e o Sistema de Diagnostico PET-CT que permite a detecção precoce do câncer facilitando o planejamento do tratamento e reduzindo o numero de procedimentos invasivos.O IBCC também tem o Centro de Estudos que é responsável por várias teses,estudos e pesquisas feitas sobre a doença,prevenções,diagnóstico e tratamento.Todo ano é visitado por profissionais da saúde do Brasil inteiro e do exterior.

A campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” completa esse ano, 15 anos.Durante esse período arrecadou R$ 57.5 milhões, para a ampliação e equipamento do hospital,com as vendas de 15 milhões de produtos como blusas,títulos de capitalização,louças,agendas,etc.

Para mais informações acesse o site abaixo:

http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm

Instituição:Missão Belém

A Missão Belém é uma fundação que tem como objetivo principal acolher e retirar moradores de rua.Durante uma pequena conversa por telefone, em que perguntamos o que na verdade eles fazem, um dos missionários voluntários nos contou um pouco sobre essa entidade:

"Nosso carisma específico é com o povo de rua, e nós temos casas de acolhida para essas pessoas."

A Missão Belém começou no dia 01/10/2005 com pouquíssimas pessoas e hoje em dia conta com 70 casas de acolhida espalhadas em 13 Dioceses.

"Começou com um padre da aliança de misericórdia que decidiu fundar outra comunidade que cuidasse dos pobres de rua"

Geralmente,os moradores adultos de maior idade,tornam-se moradores de rua por motivos como perda de emprego,depressão por algum motivo,briga com a família,etc.Eles ficam em casas de acolhimento separadas das casas das crianças,que entram nesse meio,na maioria das vezes,por vício.

"Durante as nossas missões de rua, uma equipe se dedica totalmente aos meninos de rua,tentando cativá-los e convence-los a deixar a cola para tentar uma vida nova". Trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém.

Os missionários da Missão Belém respeitam uma espécie de filosofia que diz que eles devem viver para os pobres,com os pobres e como os pobres.Mas o que quer dizer isso?

Eles devem se entregar a missão de ajudar o morador de rua, sendo assim, necessitam conquistar a confiança dele, vivendo um tempo na rua nas mesmas condições em que o irmão vive."Permanecemos com eles (moradores de rua) na rua para que eles saiam da rua" disse a missionária por telefone.

Tendo cumprido essa três etapas, os voluntários levam essas pessoas para as casas de acolhida, onde elas moram e são apresentadas a vida religiosa.

Por ultimo a pessoa decide se prefere voltar a morar nas casas de suas famílias,virar um missionário da Missão Belém ou fazer as duas coisas paralelamente.Poucas pessoas voltam para trás e retornam às ruas (cerca de 3%)

Muitos dos voluntários hoje são ex-moradores de rua que quiseram dar continuidade a missão seguindo um pensamento muito interessante:enquanto houver um pobre mais pobre que nós, a missão nunca acabará.

Leia o trecho retirado do planfeto de divulgação da Missão Belém:

"É o milagre da evangelização do povo de rua: mais de 200 ex 'pinguços', 'nóias', 'prostitutas', 'presidiários', 'traficantes', 'assassinos', saídos do inferno e convertidos em Discípulos-Missionários de Cristo, sustentam as casas de acolhida"

Toda essa preocupação da Missão Belém de fazer o bem e retirar as pessoas que por algum motivo vivem nas ruas mostra claramente todos os valores escolhidos por nosso grupo.Todavia, ao perguntarmos quais valores eles transmitem, a resposta foi clara e objetiva:

"O amor!"